Scanline

Descrição do meu trabalho de final de graduação

Para o trabalho de graduação nós estudamos e apresentamos um sistema para geração de imagens por computador, o qual provê uma linguagem de especificação de cena com características de modelagem. Nós implementamos um sistema usando como base o algoritmo Scanline com Z-buffer para a geração da imagem e especificamos uma linguagem de modelagem a qual foi implementada usando compiladores lex e yacc.

Para efetuar a geração de imagens no computador, são necessários diversos processos que vão desde o modo de especificação da cena até a geração de informação que possa ser entendida pelo gerador de imagem. Para isto são necessárias transformações geométricas para manipular os objetos no mundo tridimensional e mapear este mundo para uma tela bidimensional. Também é necessário analisas as características ópticas para o realismo da imagem.

Figura:Uma das imagens gerada pela nossa implementação.

O trabalho final cobriu diversos componentes lógicos, indicando os seu relacionamentos com a implementação. Foram cobertos os seguintes tópicos

  • Uma introdução aos conceitos que envolvem a geração de imagens por computador para situar o leitor no contexto em que se encontra o trabalho.

  • As principais formas de modelagem e suas características.

  • Os principais tipos de projeção cobrindo a criação de uma câmera virtual para transportar a imagem do campo tridimensional para o bidimensional.

  • Os principais modelos de iluminação utilizando para colorir um ponto sobre uma superfície, levando em consideração a interação da superfície com o meio e a luz.

  • Os modelos de iluminação, colorir a superfície como um todo, métodos Gouraud e Phong.

  • Os três dos principais tipos de algoritmos scanline, começando com um algoritmo simples para preenchimento de polígonos e, em seguida, apresentamos dois outros que se destinam à remoção de superfícies ocultas para geração de imagens tridimensionais.

  • A implementação em si do trabalho e a relação com os principais conceitos.

  • As características da linguagem desenvolvidas para especificação da cena, suas propriedades de modelagem e o funcionamento do compilador.