PCP

Programação e controle da produção

 

Problemas gerais de todas as áreas

Problemas gerais

A maioria dos planejamentos e programações eram feitas manualmente. Todo o conhecimento do processo residia somente no profissional responsável pela elaboração do planejamento. Isto fazia com que a empresa ficasse dependente do profissional. Nem sempre o profissional tinha uma visão suficientemente abrangente da planta para fornecer a melhor solução possível.

Problemas em que tive ação direta

Programação da área de inox e silício

A programação era feita manualmente. A alteração da configurações dos equipamentos é muito custosa pois envolve a troca de banhos de ácido. Isto faz com que os equipamentos fiquem parados por períodos de aproximadamente 8 horas. Além do mais, as bobinas são soldadas umas nas outras e é necessário seqüenciar as bobinas de largura e espessuras parecidas. Isto tornar a programação da área uma tarefa muito complexa.

Alocação de pedidos na laminação a frio

As informações dos defeitos eram colocadas numa ficha de papel. A avaliação dos mapas requerem um conhecimento específico do destino que cada cliente fará das bobinas. Dependendo do uso, certos defeitos são tolerados e outros não. A diversidade de combinações de defeitos nas bobinas junto com a tolerância de cada cliente, faz da alocação nesta área um grande problema para a empresa.

Programação das linhas de cortes

A programação era feita manualmente. A cada corte feito nas bobinas perde-se uma quantidade de material nas bordas. A decisão de realizar rebobinar ou inverter as faces deve ser feito com critérios, pois defeitos superficiais podem ser inseridos. A programação desta linha é extremamente dependente das decisões de alocações de materiais nas linhas de laminação a frio.

Programação do despacho

A programação era manual e difícil devido a necessidade de agrupar os materiais pela localidade e atender as restrições de capacidade dos caminhões.

Alocação de materiais

A alocação dos materiais era feita manualmente e era muito difícil devido à quantidade de materiais disponíveis nas várias etapas do processo. Era necessário analisar a seqüência de produção dos pedidos e a cada etapa verificar se há materiais disponíveis com as características específicas da etapa analisada.

Problemas em que não tive ação alguma

Planejamento anual

O planejamento anual era feito utilizando previsão de quantidade de vendas de cada tipo de aço para cada mês do ano. Esta previsão era inserida num sistema baseado em programação linear a qual estava pré-preparado com as restrições de capacidade de produção de cada linha de produção. A saída do sistema era a composição de tipos de aço possíveis de serem produzidos para cada mês maximizando a lucratividade. Havia a dificuldade de entrada dos dados, sendo executado somente uma vez por ano. A não atualização do plano durante o ano com as informações do executado e alteração do planejamento de vendas.A utilização das informações do planejamento anual era feito totalmente manual.

Planejamento de campanhas

O planejamento de campanhas era feito manualmente. A dificuldade em combinar os pedidos realizados e o planejamento de produção, a necessidade de minimizar as alterações de configuração dos equipamentos torna a criação das campanhas bastante difícil.

Passos de produção de um pedido

O processo de identificação da seqüência de passos de produção de cada pedido era baseado em cadastros existentes. Além do mais, não havia uma consulta automática para verificar se já existiam materiais em estoque disponíveis para o pedido nas várias etapas de produção. As informações do processo de produção eram utilizadas de modo manual.

Programação da acearia

A programação da produção da acearia era feita manualmente. Para realizar a programação da acearia é necessário levar em consideração a carteira de pedidos, o fluxo de produção, a disponibilidade e histórico de uso das panelas e se deseja utilizar ao máximo os equipamentos. Por isto, a programação da acearia é extremamente complexa e demanda um alto nível de conhecimento.

Programação da laminação de tiras a quente

A programação da linha de tiras a quenteera era feita manualmente. O forno comporta sete placas ao mesmo tempo. Cada tipo de aço tem que permanecer tempos diferentes dentro do forno. As transições entre aços se faz com a colocação de aços ao carbono. Isto torna a programação extremamente difícil devido à necessidade de visualização da chegada dos materiais com grande antecedência.