PCP

Programação e controle da produção

 

Soluções em que tive ação direta

Figura: Relação dos módulos que compõe a solução. Os em vermelho representam os que tive ação direta na elaboração da solução. Os em azul os que não tive ação alguma.

Módulo de realocação de materiais

Elaboração de um módulo que analisasse os mapas de inspeção de defeitos das bobinas nas várias etapas do processo e realizasse a alocação dos pedidos nas bobinas. As alocações deveriam ser feitas respeitando-se a exigência de qualidade específicas para cada uma das faces da bobina. O módulo também deveria calcular a seqüência de corte das bobinas nas tesouras da área de corte.

Minha participação na solução de realocação de materias
Nome Descrição

Levantamento de informação

Realizei uma série de entrevistas formais para documentar o processo de elaboração dos mapas de defeitos, as restrições de qualidades de clientes e o funcionamento detalhado das tesouras da linha de corte.

Criação do módulo

Elaborei e documentei o módulo de realocação de materiais. Formulei a heurística de emparelhamento, projeção dos mapas, cálculo de áreas válidas e do algoritmo de cálculo da seqüência de corte.

Módulo de programação do despacho

Adaptação e implantação do módulo de otimização de transporte desenvolvido nos Estados Unidos para as necessidades do cliente.

Minha participação na solução do despacho
Nome Descrição

Levantamento de informação

Realizei uma série de entrevistas formais para documentar o funcionamento da área de despacho, o relacionamento entre a empresa e as várias transportadoras contratadas e as restrições dos vários tipos de transporte disponíveis.

Módulo de programação da laminação a frio

Criação de um módulo para a programação das áreas de laminação a frio de inox e silício. Este módulo foi baseado no problema do Caixeiro Viajante com prêmios nas arestas. Este módulo utiliza tanto as informações das bobinas já em estoque quanto das bobinas planejadas pelo módulo de programação da área de laminação de tiras a quente.

Minha participação na soluçã para a laminação a frio
Nome Descrição

Levantamento de informação

Realizei uma série de entrevistas formais para documentar o funcionamento e restrições de cada equipamento da área de laminação a frio.

Desenho do módulo

Adaptei o desenho de um módulo implementado em outro projeto para trabalhar com as restrições e particularidades da área de laminação a frio.

Soluções em que não tive ação alguma

Módulo de planejamento anual

Criação de um novo módulo de planejamento anual baseado em programação linear. Os dados para o sistema são armazenados em banco de dados e se utiliza das informações dos pedidos para poder ser executado mês a mês tendo a janela de solução anual.

Módulo de planejamento de campanhas

Criação de um módulo de planejamento automática de campanhas baseado em heurística de escalonamento de tarefas. Este módulo utiliza das informações do planejamento anual e das restrições de produção cadastradas em banco de dados para a geração da solução.

Módulo de confecção de pedido

Criação de um sistema baseado em regras para a elaboração da seqüência de produção de um pedido novo.

Módulo de programação da acearia

Criação do módulo de escalonamento da Acearia baseado em heurística de busca em profundidade. Este módulo utiliza das informações da campanhas de produção de aço junto das ordens de produção alocadas a elas para seqüenciar as panelas de aço nos equipamentos da Acearia. Este módulo também gerencia o escalonamento e manutenção das panelas.

Módulo de programação da laminação a quente

Criação de um módulo de escalonamento das área de laminação a quente baseado em heurística especificamente criada para a área. Este módulo usa tanto as informações das placas já produzidas na Acearia quanto no planejamento de entrega do módulo de programação da Acearia.

Módulo de aplicação de inventário

Criação de um módulo que analisasse todos os materiais disponíveis em todas as etapas de processo e fizesse as alocações devidas.