PCP

Programação e controle da produção

 

Soluções em que tive ação direta

Figura: Relação dos módulos que compõe a solução. Os em vermelho representam os que tive ação direta na sua execução. Os em azul os que não tive ação alguma.

Módulo de realocação de materiais

Eu participei de todas as fases do módulo de Realocação de Materiais, desde o levantamento de dados até a instalação.

Fases

1996/08

-

1997/01

Levantamento de Requisitos

1997/02

-

1997/05

Desenho de Solução

1997/06

-

1999/06

Implementação/Testes

1999/06

-

2000/03

Instalação

Segue uma lista detalhando minha participação em cada uma das fases do desenvolvimento do módulo de realocação de materiais.

Minha participação na solução de realocação de materias
Nome Descrição

Levantamento de informação

As informações sobre minha contribuição na execução da fase de levantamento de informação estão descritas na solução para a realocação de materiais.

Criação do módulo

As informações sobre minha contribuição na execução da fase de criação do módulo estão descritas na solução para a realocação de materiais.

Implementação

Selecionei os integrantes da equipe de desenvolvimento. Coordenei a implementação em detalhes do módulo em todas as suas características: Interface gráfica, comunicação, componente servidor, implementação das heurísticas e estrutura de banco de dados.

Testes, ajustes e implantação

Realizei várias apresentações de versões protótipo ao longo do projeto. Realizei testes unitários e de integração. Realizei ajustes no código e auxiliei na implantação do módulo.

Módulo de programação do despacho

Este módulo foi construído utilizando um produto que estava sendo desenvolvido nos Estados Unidos. Durante a execução do projeto eu entendi o funcionamento do produto, heurísticas utilizadas, interface gráfica, estrutura de banco de dados e tabelas de integração.

Minha participação na solução do despacho
Nome Descrição

Levantamento de informação

As informações sobre minha contribuição na execução da fase de levantamento de informação estão descritas na solução para a programação do despacho.

Ponto focal

Fui o responsável pelo entendimento do funcionamento interno do produto desenvolvido nos Estados Unidos, o qual é baseado em heurísticas coordenadas por uma estrutura a base de A-Teams. Acompanhei a finalização da interface gráfica, do servidor e o bando de dados.

Testes, ajustes e implantação

Realizei várias apresentações de versões protótipo ao longo do projeto. Realizei testes unitários e de integração.

Módulo de programação da laminação a frio

Antes de se iniciar este módulo havia um projeto em andamento para um outro cliente que possuía características semelhantes. Eu estudei a solução sendo utilizada e fiz adaptações necessárias para a utilização no módulo de programação das linhas de laminação a frio. Após finalizar a fase de desenho do módulo, eu realizei entrevistas para compor a equipe técnica que implementaria o módulo.

Minha participação na solução para a laminação a frio
Nome Descrição

Levantamento de informação

As informações sobre minha contribuição na execução da fase de levantamento de informação estão descritas na solução para a programação da laminação a frio.

Desenho do módulo

As informações sobre minha contribuição no desenho do módulo estão descritas na solução para a programação da laminação a frio.

Módulo de aplicação de inventário

A minha participação no módulo de aplicação de inventário foi somente na finalização da sua implantação e de ajustes nas regras do sistema especialista.

Minha participação na solução para a aplicação de inventário
Nome Descrição

Manutenção e adaptações

Realizei manutenções e adaptações das regras do módulo, o qual foi implementado sobre o sistema especialista AION.