FilterAny.

   O FilterAny foi criado para facilitar tarefas tediosas com arquivos texto. Basta executar uma sequência de filtros para chegar ao resultado esperado. Em alguns casos isto é trivial, em outros podem ser encarados até como um quebra-cabeça simples.

   Eis alguns exemplos de tarefas que provavelmente pessoas tiveram que fazer manualmente:

   Esta lista de tarefa é um exemplo bem pequeno das possibilidades de uso do FilterAny. Basta usar a imaginação para encontrar várias outras situações onde se pode aplicar algum filtro do FilterAny.

   O conceito da ferramenta é muito simples. Se copia e cola qualquer texto na Área de Entrada, se escolhe um filtro a ser aplicado e se recebe o conteúdo filtrado na Área de Saída. Se for necessário aplicar um outro filtro, então o conteúdo da Área de Saída pode ser trazido para a Área de Entrada com um clique de um único botão. Este ciclo pode ser repetido até que o resultado esperado seja alcançado.

   A interface do FilterAny é bastante simples.


Janela principal do FilterAny.

Figura 1: Janela principal do FilterAny.

   A figura 1 mostra a janela principal do FilterAny com as suas 5 áreas principais. As áreas 1 e 2 são as áreas de entrada de texto, sendo que a área 1 é a Entrada Principal e a 2 é a Área Auxiliar. A área 3 serve para a seleção do filtro a ser aplicado no texto que estiver constando na área de entrada. A área 4 permite algumas configurações do filtro que estiver selecionado na área de seleção de filtros. A área 5 é a Área de Saída. Após o filtro selecionado ser aplicado sobre o conteúdo da área de entrada o resultado será apresentado na área de saída.


Sequência de uso do FilterAny.

Figura 2: Sequência de uso do FilterAny.

   A sequência de uso do FilterAny segue os passos indicados na figura 2. Primeiro se entra com qualquer conteúdo na Área de Entrada Principal. Em seguida se escolhe o filtro desejado entrando com informações adicionais na área de configuração de filtro. O filtro é executado e seu resultado é apresentado na Área de Saída. Se ainda for necessário aplicar outros filtros então se troca o conteúdo entre a Área de Saída e a Área de Entrada e se repete o processo até se alcançar o resultado esperado.


Área de Configuração de Filtro.

Figura 3: Área de Configuração de Filtro.

   Cada filtro pode ser configurado de forma independente. Ao selecionar um filtro a área de configuração de filtro se adapta automaticamente para o filtro selecionado, como mostra a figura 3. Dentre os itens de configuração haverá um botão com um ícone de lupa para obter um exemplo de seu funcionamento e um outro botão com título “Ajuda” para se obter uma explicação sobre o filtro. Se o botão de "Ajuda" estiver desabilitado, então a ajuda está no modo automático e cada vez que um filtro for selecionando as suas instruções serão apresentadas automaticamente. Use a barra de tarefas para habilitar e desabilitar este comportamento.

   O FilterAny também possui um modo de execução via linha de comando para usuários avançados. Neste modo é possível executar três tipos de ação:

  1. Executar um filtro somente.
  2. Executar uma sequência de filtros contidas num arquivo, mais conhecido como script.
  3. Abrir o modo de console, onde se pode interagir com o FilterAny.

   Com estas informações já é possível trabalhar com o FilterAny. Os nomes dos filtros são bem descritivos e os botões de exemplo de execução e de ajuda local estão sempre disponíveis na janela principal. As demais seções descrevem detalhes que permitirão um uso mais avançado do FilterAny.

   Consulte o manual do usuário que veio junto do FilterAny para maiores informações.