Conceitos

Conceitos básicos do módulo de realocação de materiais

As bobinas produzidas nas áreas de laminação a frio, necessitam atender a requisitos metalúrgicos, dimensionais e de qualidade superficial dos pedidos. Os requisitos de qualidade superficial variam de acordo com a aplicação que será dada pelo cliente. Do outro lado, as bobinas apresentam vários tipos de defeitos superficiais que podem ou não invalidar a sua entrega ao cliente programado. Se invalidar, então é necessário ajustar o conjunto de alocações entre bobinas e pedidos respeitando-se os requisitos definidos pelo pedido e garantindo-se a viabilidade do corte das bobinas nos equipamentos disponíveis.

Cada bobina processada por uma das duas áreas de acabamento recebe um mapa de inspeção. Este mapa, por sua vez, indica a localização dos defeitos superficiais e as suas intensidades. Também são registradas as dimensões reais da bobina através de amostras de largura e de espessura. Todas estas informações devem ser analisadas para garantir que uma dada bobina possa ser destinada a um certo cliente.

Figura: As bobinas ao passarem pelos processos de laminação tem sua espessura diminuída e seu comprimento aumentado. Além disto é possível que novos defeitos sejam introduzidos e outros sejam atenuados.